{"id":4189,"date":"2024-04-30T14:45:56","date_gmt":"2024-04-30T14:45:56","guid":{"rendered":"https:\/\/circulareconomy.pt\/?p=4189"},"modified":"2024-04-30T14:54:06","modified_gmt":"2024-04-30T14:54:06","slug":"sistemas-de-incentivo-a-reparacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/circulareconomy.pt\/en\/sistemas-de-incentivo-a-reparacao\/","title":{"rendered":"Uma revis\u00e3o compreensiva dos sistemas de incentivo atuais \u00e0 repara\u00e7\u00e3o: fundos de repara\u00e7\u00e3o e vouchers\u00a0"},"content":{"rendered":"\n

O artigo abaixo foi traduzido e resumido para portugu\u00eas do original<\/a> para nos dar uma melhor compreens\u00e3o sobre os sistemas de incentivos \u00e0 repara\u00e7\u00e3o utilizados em v\u00e1rios pa\u00edses europeus e que t\u00eam tido muito sucesso! Esperemos que este conte\u00fado sirva de inspira\u00e7\u00e3o para o que tamb\u00e9m se pode fazer em Portugal em mat\u00e9ria de promo\u00e7\u00e3o da repara\u00e7\u00e3o, uma estrat\u00e9gia fundamental da economia circular. Temos bons exemplos, muita informa\u00e7\u00e3o sobre estes sistemas, vontade e necessidade e da sociedade civil. S\u00f3 falta mesmo vontade pol\u00edtica!<\/p>\n\n\n\n

Todos est\u00e3o a falar dos vouchers de repara\u00e7\u00e3o<\/mark><\/h3>\n\n\n\n

\u201cSalvar recursos, deveria compensar!\u201d<\/em> No ano passado, mais de 71.000 pessoas, com o apoio da Runder Tisch Reparatur<\/a>, a Injusta Network e outras organiza\u00e7\u00f5es da sociedade civil, exigiram um voucher<\/strong> de repara\u00e7\u00e3o<\/strong> ao Governo Federal Alem\u00e3o. Com o objetivo de tornar as repara\u00e7\u00f5es mais #acess\u00edveis e #compensadoras, as institui\u00e7\u00f5es europeias tamb\u00e9m propuseram o estabelecimento de \u201cfundos de repara\u00e7\u00e3o\u201d nacionais, nos quais os vouchers de repara\u00e7\u00e3o podem ser uma oportunidade.<\/p>\n\n\n\n

Um voucher de repara\u00e7\u00e3o \u00e9 um incentivo financeiro<\/strong> introduzido por munic\u00edpios, governos federais ou nacionais para encorajar os cidad\u00e3os que possuem itens danificados ou avariados a reparem-nos em vez de os descartarem e os substitu\u00edrem por novos. Tipicamente, o esquema do voucher de repara\u00e7\u00e3o inclui apoio financeiro ou descontos nos servi\u00e7os de repara\u00e7\u00e3o. Estes podem ser em forma de subs\u00eddios diretos, descontos ou vouchers. A introdu\u00e7\u00e3o destes mecanismos tem o potencial de fortalecer a sensibiliza\u00e7\u00e3o para um consumo sustent\u00e1vel e promover o uso prolongado dos produtos.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Ainda que os objetivos dos sistemas de repara\u00e7\u00e3o sejam similares, a sua implementa\u00e7\u00e3o varia de diversas maneiras: valor m\u00e1ximo do financiamento; produtos eleg\u00edveis e tipo de repara\u00e7\u00f5es; crit\u00e9rios de certifica\u00e7\u00e3o para workshops de repara\u00e7\u00e3o ou a fonte do financiamento. Existem, assim, diversas abordagens para aumentar a cultura da repara\u00e7\u00e3o e promover a economia de repara\u00e7\u00e3o local.\u00a0<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Este artigo pretende explicar de forma compreensiva o estado atual dos v\u00e1rios sistemas financeiros de incentivo \u00e0 repara\u00e7\u00e3o na Europa. Para al\u00e9m de comparar os sistemas, tamb\u00e9m fornece uma vis\u00e3o geral das experi\u00eancias e ajustes feitos at\u00e9 \u00e0 data, o que pode ser muito \u00fatil para os stakeholders que est\u00e3o a planear introduzir um sistema deste tipo. <\/p>\n\n\n\n

Informa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica<\/mark><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Localiza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/td>Data in\u00edcio<\/strong><\/td>Produtos eleg\u00edveis<\/strong><\/td>Valor financiamento<\/strong><\/td>Por Pessoa<\/strong><\/td><\/tr>
\u00c1ustria<\/td>Abril 2022<\/td>Equipamentos el\u00e9tricos e eletr\u00f3nicos<\/td>M\u00e1ximo 200\u20ac ou 50% do valor da fatura (e 30\u20ac para estimativa do custo)<\/td>Sem limite<\/td><\/tr>
Fran\u00e7a<\/td>Dezembro 2022<\/td>Alguns equipamentos el\u00e9tricos, roupa e sapatos<\/td>Dependendo do tipo de equipamento entre 7\u20ac e 50\u20ac. Por exemplo: 10\u20ac para reparar uma cafeteria el\u00e9trica e 50\u20ac para reparar um port\u00e1til<\/td>Sem limite<\/td><\/tr>
Tur\u00edngia (Alemanha)<\/td>Junho 2021<\/td>Equipamentos el\u00e9tricos e eletr\u00f3nicos<\/td>M\u00e1ximo 100\u20ac ou 50% do valor da fatura (valor m\u00ednimo da fatura: 50\u20ac e para Repair Caf\u00e9s 25\u20ac)<\/td>M\u00e1ximo 100\u20ac por ano<\/td><\/tr>
Sax\u00f4nia (Alemanha)<\/td>Novembro 2023<\/td>Equipamentos el\u00e9tricos e eletr\u00f3nicos<\/td>M\u00e1ximo 200\u20ac ou 50% do valor da fatura (valor m\u00ednimo da fatura 75\u20ac)<\/td>At\u00e9 2 repara\u00e7\u00f5es por ano<\/td><\/tr>
Starnberg (Alemanha)<\/td>Janeiro 2022<\/td>Equipamentos el\u00e9tricos e eletr\u00f3nicos<\/td>M\u00e1ximo 50\u20ac ou 20% do custo de repara\u00e7\u00e3o<\/td>50\u20ac por ano <\/td><\/tr>
Viena (\u00c1ustria)<\/td>Outono2020<\/td>Todos os itens reparados pelos servi\u00e7os de repara\u00e7\u00e3o que pertencem \u00e0 Rede de Reparadores de Viena, excluindo Equipamentos El\u00e9tricos e Eletr\u00f3nicos<\/td>M\u00e1ximo 100\u20ac ou 50% do valor da fatura e m\u00e1ximo de 55\u20ac do valor para estimativa do custo de repara\u00e7\u00e3o<\/td>Sem limite<\/td><\/tr>
Graz (\u00c1ustria)<\/td>2017<\/td>Custos para Repair Caf\u00e9sAt\u00e9 2023: repara\u00e7\u00f5es de equipamentos el\u00e9tricos e acumuladores<\/td>At\u00e9 1200\u20ac por Repair Caf\u00e9 por ano civilAt\u00e9 2023: m\u00e1ximo 100\u20ac ou 50% do custo do valor da fatura<\/td>(2) At\u00e9 2023: m\u00e1ximo 100\u20ac\/ano<\/td><\/tr>
Aschaffenburg<\/a> (Alemanha)<\/td>2024<\/td>Equipamentos el\u00e9tricos e eletr\u00f3nicosCustos por organizar Repair Caf\u00e9s<\/td>20% do valor da fatura at\u00e9 ao m\u00e1ximo de 50\u20ac por repara\u00e7\u00e3o50\u20ac por cada dia a operar<\/td>At\u00e9 2 repara\u00e7\u00f5es por ano<\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n

Fonte de Financiamento e dura\u00e7\u00e3o do projeto<\/mark><\/strong><\/p>\n\n\n\n

<\/td>Dura\u00e7\u00e3o<\/td>Fonte financiamento<\/td>Or\u00e7amento anual\/total<\/td>Or\u00e7amento por pessoa\/por ano<\/td><\/tr>
\u00c1ustria<\/td>Vouchers podem ser usados at\u00e9 haver financiamento dispon\u00edvel. Data limite: 31.03.2026<\/td>PRR- falta aqui coisas do original, n\u00e3o sei se foi propositado <\/td>130 milh\u00f5es de euros durante 4 anos (equivalentemente a 32,5 milh\u00f5es por ano)<\/td>3,63\u20ac<\/td><\/tr>
Fran\u00e7a<\/td>A decorrer<\/td>Taxas imputadas \u00e0 Responsabilidade alargada do produtor<\/td>2022: 22 milh\u00f5es2023: 41 milh\u00f5es<\/td>2022: 0,32\u20ac2023: 0,61\u20ac<\/td><\/tr>
Tur\u00edngia (Alemanha)<\/td>O terceiro per\u00edodo de financiamento terminou em dezembro 2023. Novo per\u00edodo come\u00e7ou em 2024<\/td>Or\u00e7amento do Minist\u00e9rio da Energia, Prote\u00e7\u00e3o Clim\u00e1tica Ambiente e Agricultura<\/td>2021: 500.000\u20ac2022 e 2023: 875.000\u20ac<\/td>2021: 0,23\u20ac2022\/2023: 0,41\u20ac<\/td><\/tr>
Sax\u00f4nia (Alemanha)<\/td>Novembro 2023 at\u00e9 Dezembro 2025<\/td>Or\u00e7amento do Minist\u00e9rio da Energia, Prote\u00e7\u00e3o Clim\u00e1tica Ambiente e Agricultura<\/td>1.25 milh\u00f5es de euros por ano<\/td>0,31\u20ac<\/td><\/tr>
Starnberg (Alemanha)<\/td>Desde janeiro 2022<\/td>Or\u00e7amento da Empresa Gestora de Res\u00edduos de Starnberg<\/td>2022: 5000\u20ac para indiv\u00edduos e 3000\u20ac para Repair Caf\u00e9s<\/td>0,22\u20ac<\/td><\/tr>
Viena (\u00c1ustria)<\/td>Outono 2023 – 2027 (durante per\u00edodos de campanha)<\/td>Or\u00e7amento do Munic\u00edpio<\/td>1,25 milh\u00f5es (250.000\u20ac por ano)<\/td>0,13\u20ac<\/td><\/tr>
Graz (\u00c1ustria)<\/td>At\u00e9 Dezembro de 2023. O fundo deixa de estar dispon\u00edvel enquanto houver fundo semelhante a n\u00edvel federal<\/td><\/td><\/td><\/td><\/tr>
Aschaffenburg<\/a> (Alemanha)<\/td>2024 (at\u00e9 se esgotar o fundo)<\/td>Or\u00e7amento do Munic\u00edpio<\/td>6000\u20ac 1500\u20ac<\/td>0,09\u20ac<\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n

Recomenda\u00e7\u00f5es<\/mark><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Programas de financiamento de repara\u00e7\u00e3o est\u00e3o a ganhar popularidade por toda a Europa e a receber muito feedback positivo por parte da popula\u00e7\u00e3o. Em particular, os sistemas que est\u00e3o a ser implementados h\u00e1 muitos anos na \u00c1ustria e em Tur\u00edngia permitem-nos formular algumas recomenda\u00e7\u00f5es \u00fateis para outras cidades, regi\u00f5es ou pa\u00edses que tamb\u00e9m desejem implementar estes sistemas:<\/p>\n\n\n\n

    \n
  1. Montante apropriado do financiamento:<\/mark><\/strong> para criar um efeito de incentivo atrav\u00e9s dos b\u00f3nus de repara\u00e7\u00e3o e garantir que o esfor\u00e7o administrativo \u00e9 razo\u00e1vel face ao valor total, o fundo deve ser suficientemente elevado. Por exemplo, em Tur\u00edngia, o valor m\u00e9dio de 75\u20ac por repara\u00e7\u00e3o foi considerado como montante a financiar. Em Fran\u00e7a, o valor do financiamento por produto cresceu ap\u00f3s alguns meses para aumentar o incentivo da utiliza\u00e7\u00e3o do sistema.<\/li>\n\n\n\n
  2. Poucas barreiras \u00e0 entrada dos Neg\u00f3cios de Repara\u00e7\u00e3o<\/mark><\/strong>: para assegurar que existem oportunidades suficientes para aproveitar o voucher, os crit\u00e9rios para que os servi\u00e7os de repara\u00e7\u00e3o possam participar devem ser limitados ou inexistentes. Uma avalia\u00e7\u00e3o mais profunda do fundo de repara\u00e7\u00e3o franc\u00eas concluiu que o esfor\u00e7o e os custos para os servi\u00e7os de repara\u00e7\u00e3o podem ser dissuasores, sobretudo para pequenos neg\u00f3cios.<\/li>\n\n\n\n
  3. Previsibilidade para os Neg\u00f3cios de Repara\u00e7\u00e3o<\/mark><\/strong>: este aspeto \u00e9 crucial quando existe um aumento do n\u00famero de pedidos devido \u00e0 introdu\u00e7\u00e3o destes sistemas, e quando se trata de contratar mais colaboradores. A suspens\u00e3o a curto prazo ou uma diminui\u00e7\u00e3o inesperada dos pedidos pode levar a grandes dificuldades, como demonstrou um exemplo em Viena, no qual a empresa teve de declarar fal\u00eancia. Assim, um programa est\u00e1vel \u00e9 essencial para prevenir este tipo de situa\u00e7\u00f5es.<\/li>\n\n\n\n
  4. \u00a0F\u00e1cil implementa\u00e7\u00e3o do processo<\/strong>:<\/mark> a exist\u00eancia de muitas dificuldades de acesso ou participa\u00e7\u00e3o dos consumidores deve ser evitada ao m\u00e1ximo. Haver um processo digital provou ser muito bem sucedido em v\u00e1rios sistemas. Na Sax\u00f4nia, por exemplo, observou-se que a necessidade de assinatura eletr\u00f3nica foi um obst\u00e1culo para alguns clientes. Assim, \u00e9 necess\u00e1rio ter em aten\u00e7\u00e3o que o processo de verifica\u00e7\u00e3o deve ser o mais simples poss\u00edvel. Ao mesmo tempo, \u00e9 preciso ter em aten\u00e7\u00e3o aspetos relacionados com processo de submiss\u00e3o, custos e seguran\u00e7a.\u00a0<\/li>\n\n\n\n
  5. Mapa de Reparadores<\/mark><\/strong>: introduzir um mapa deste tipo, como se fez na Sax\u00f4nia e em Fran\u00e7a, levou a uma maior visibilidade dos servi\u00e7os de repara\u00e7\u00e3o. Este mapa deve continuar a existir mesmo que o fundo termine pois \u00e9 uma fonte de informa\u00e7\u00e3o muito importante para os cidad\u00e3os. O mais importante \u00e9 que o mapa esteja atualizado para garantir que a informa\u00e7\u00e3o est\u00e1 correta.<\/li>\n\n\n\n
  6. Preven\u00e7\u00e3o de fraude atrav\u00e9s de processos de submiss\u00e3o claros<\/strong>:<\/mark> experi\u00eancias vindas da \u00c1ustria demonstram que o processo deve ser desenhado para minimizar os casos de fraude. Desta forma, o processo de reembolso foi alterado e \u00e9 feito diretamente ao cliente e n\u00e3o ao servi\u00e7o de repara\u00e7\u00e3o. Assim, tenta-se garantir mais transpar\u00eancia e integridade.<\/li>\n\n\n\n
  7. Financiamento atrav\u00e9s da Responsabilidade Alargada do Produtor<\/mark><\/strong>: esta recomenda\u00e7\u00e3o evita que o financiamento destes sistemas recaiam sobre o er\u00e1rio p\u00fablico e promovem que sejam sistemas de incentivo de longo prazo.\u00a0<\/li>\n\n\n\n
  8. Recolha de dados<\/mark><\/strong>: \u00e9 muito importante recolher dados para se calcular a poupan\u00e7a de emiss\u00f5es e potencialmente ajustar e otimizar o programa. Para al\u00e9m disso, os dados sobre os produtos reparados podem ser \u00fateis para a implementa\u00e7\u00e3o e avalia\u00e7\u00e3o de medidas futuras para a promo\u00e7\u00e3o da repara\u00e7\u00e3o.<\/li>\n<\/ol>\n\n\n\n

    Conclus\u00f5es<\/mark><\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Todos os programas nacionais e subnacionais que conferem apoio financeiro \u00e0 repara\u00e7\u00e3o alcan\u00e7aram resultados muito positivos. Estas s\u00e3o ferramentas essenciais para sensibilizar os consumidores sobre a possibilidade de reparar os seus objetos e promover a decis\u00e3o de reparar. Por exemplo, em Fran\u00e7a, ap\u00f3s a implementa\u00e7\u00e3o do fundo da repara\u00e7\u00e3o, mais de 165.000 repara\u00e7\u00f5es tinham sido feitas atrav\u00e9s do programa; e, desde a introdu\u00e7\u00e3o dos vouchers da repara\u00e7\u00e3o, mais de 840.000 vouchers foram pagos na \u00c1ustria. No geral, os consumidores responderam de forma muito positiva a estas medidas.<\/p>\n\n\n\n

    Os subs\u00eddios para os custos de repara\u00e7\u00e3o podem levar \u00e0 redu\u00e7\u00e3o da procura de novos produtos, assim, reduz o impacte ambiental do nosso consumo. Isto \u00e9 especialmente verdade quando estes incentivos s\u00e3o combinados com outras medidas como o combate\/elimina\u00e7\u00e3o das barreiras estruturais e a promo\u00e7\u00e3o de um mercado da repara\u00e7\u00e3o justo e de f\u00e1cil acesso. S\u00f3 quando a repara\u00e7\u00e3o for mais atrativa e barata do que comprar produtos novos, sem a ajuda de subs\u00eddios financeiros, podemos mudar de forma sustent\u00e1vel o nosso consumo de recursos.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

    O artigo abaixo foi traduzido e resumido para portugu\u00eas do original para nos dar uma melhor compreens\u00e3o sobre os sistemas de incentivos \u00e0 repara\u00e7\u00e3o utilizados em v\u00e1rios pa\u00edses europeus e que t\u00eam tido muito sucesso! 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