Projetos

Reparar

Inteiramente dedicado ao tema da reparação, este projeto promoveu diversas atividades: eventos Repair Café, inquérito à população sobre reparação, mapeamento dos reparadores no concelho de Cascais e a criação de um website.

Data: Setembro - Dezembro 2021
Apoio: Fundo Ambiental
Parceiros: Cascais Ambiente
Saber Mais

4R – Ramalde Recebe, Renova e Reutiliza

Projeto de dinamização das práticas de recuperação, reutilização e partilha na freguesia de Ramalde, Porto. Renovação da loja social de Ramalde, mapeamento de competências circulares, reforço do equipamento da oficina multifunções da Critical Concrete, realização de eventos (repair cafés, trocas, oficinas, palestras).

Data: Agosto - Novembro 2021
Apoio: Fundo Ambiental
Promotor: Junta de Freguesia de Ramalde
Parceiros: Critical Concrete
Saber Mais

Reinova_SI

Realização de sessões de capacitação sobre economia circular e aplicação de ferramentas de avaliação da circularidade em microempresas e PME do setor agroalimentar. Elaboração de documentos e manuais do projeto.

Data: janeiro 2021 - abril 2022
Apoio: Programa de Financiamento Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020
Promotor: Instituto Politécnico de Leiria
Saber Mais

Living More Sustainable Lives: Circular Solutions for Refugees´Integration in Europe

Projeto que aposta na capacitação em economia circular como estratégia de integração de refugiados. Desenvolvido por um consórcio de parceiros de 5 países europeus (Portugal, Espanha, Chipre, Grécia e Itália). A CEP implementou módulos de formação em três áreas: cozinha sustentável, moda circular e reparação.

Data: Setembro 2020 - Agosto 2022
Apoio: Erasmus+
Promotor: Conselho Português para os Refugiados
Saber Mais

EDP Planeta Zero

Série de workshops e masterclasses sobre estilos de vida mais sustentáveis, disponíveis através da plataforma de engagement de clientes particulares EDP Comercial. Com os seus parceiros Linked Green, Joy Food Experiences e o Repair Café Lisboa, a CEP desenvolveu 9 workshops online sobre temas como o plástico, o desperdício alimentar, a cosmética natural e a ... Ler mais

Data: 2020-2022
Cliente: EDP

Curso Técnico +: “Economia Circular – Metodologias para a Transição nas Empresas”

Curso pós-laboral com 28h de duração, proporciona uma introdução à economia circular, com foco na transição de modelos de negócio lineares para outros mais circulares. Inclui introdução prática à metodologia de ACV (Análise de Ciclo de Vida). Conteúdos desenvolvidos em parceria com o Técnico+.

Data: Setembro a Novembro, 2021
Promotor: Técnico+ e CEP
Saber Mais

Turismo de Portugal – Formação Upgrade: Sustentabilidade

Formação em “Gestão sustentável dos recursos” e “Economia Circular na Gestão de Recursos Alimentares”, direcionada para trabalhadores do setor do turismo, hotelaria e restauração.

Data: Janeiro 2021
Cliente: Turismo de Portugal
Saber Mais

Making the business case for packaging reuse systems

Estudo sobre sistemas de reutilização de embalagens, com o objetivo de avaliar o seu potencial de expansão e inspirar empresas e decisores políticos. Foram analisados 4 grupos de produtos: recipientes para takeaway de alimentos e bebidas, produtos de limpeza e comércio eletrónico.

Data: Março - Julho 2021
Cliente: Break Free From Plastics
Saber Mais

É Pra Amanhã

Série televisiva em cinco episódios que dá a conhecer as pessoas e iniciativas que trabalham diariamente para construir um futuro mais sustentável em Portugal. Exibida na SIC em Maio e Junho de 2020.

Data: Novembro 2018 – Junho 2020
Apoio: NO PLANET B – AMI (União Europeia e Camões I.P.)
Saber Mais

Alimenterra

Festival dedicado à alimentação saudável e sustentável e ao futuro do sistema alimentar, composto por sessões de cinema, debates, visitas e workshops.

Data: Outubro 2019 – Março 2020
Apoio: Make Europe Sustainable for All

Industrial Waste Management and Recycling of Secondary Raw Materials

Análise do mercado de reciclagem de resíduos industriais em Portugal; avaliação da implementação da Diretiva-Quadro de Resíduos e o Plano de Ação da Economia Circular.

Data: Março 2020 – Setembro 2020
Cliente: CLEAN/União Europeia

Reutilização Solidária

Investigação sobre o setor da reutilização solidária em Portugal. Criação de website com estudos de casos em Portugal e no estrangeiro, assim como sugestões de medidas de promoção do setor.

Data: Setembro 2018- Novembro 2019
Apoio: projeto desenvolvido no âmbito do mestrado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos da FCSH-UNL
Saber Mais

Circularidade no setor agrícola

Teste e melhoria de ferramentas de avaliação da circularidade no setor agrícola.

Data: Novembro 2019 – Novembro 2020
Cliente: ADENE (Agência para a Energia)

Mercearia Solidária +

Produção de guia com dicas e receitas para uma cozinha sustentável e sem desperdício. Workshops de capacitação para técnicos da autarquia sobre desperdício alimentar e compostagem. Workshops sobre alimentação sustentável para famílias.

Data: Setembro – Dezembro 2019
Cliente: União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão

Circularidade na Controlar

Diagnóstico de circularidade para a empresa de sistemas eletrónicos Controlar S.A. Análise da cadeia de valor, escritório e deslocações, responsabilidade social corporativa e relação com a comunidade, oportunidades de melhoria.

Data: 2019
Cliente: Controlar S.A

PECCO

Implementação do “Pólo de Economia Circular de Campo de Ourique – PECCO”, espaço que alberga uma biblioteca de ferramentas, mini-oficina e bolsa de vestuário usado. Apoio à conceção e gestão do projeto, organização de eventos.

Data: Julho 2018 – Março 2019
Apoio: Fundo Ambiental
Promotor: Junta de Freguesia de Campo de Ourique
Parceiros: Associação Campo Vivo

Varandas Comestíveis

Sensibilização para a agricultura urbana e consumo local, através de workshops de cultivo de plantas comestíveis em floreiras e de cozinha sem desperdício.

Data: Julho 2018 – Março 2019
Apoio: Fundo Ambiental
Promotor: Junta de Freguesia de Campolide

Volvo Ocean Race

Implementação de estratégias Zero Desperdício durante a escala em Lisboa da regata internacional Volvo Ocean Race (5 dias, 30 mil participantes).

Data: Outubro – Novembro 2017
Cliente: Volvo Ocean Race

Repair Café

Eletrodoméstico avariado? No Repair Café, voluntários experientes ajudam os participantes a reparar os seus objetos. Assim se combate a cultura do desperdício.

Data: 2016 - presente
Parceiros: Fab Lab Lisboa
Saber Mais

Bazar Circular

Projeto de dinamização da prática do upcycling na região de Lisboa. Mapeamento de fontes de matérias-primas secundárias e de criadores/upcyclers que as podem utilizar. Ações piloto de intermediação entre fornecedores e utilizadores de desperdícios.

Data: 2017-2018
Apoio: Fundo Ambiental
Parceiros: LNEG, Repositório de Materiais, Depois, Ecospol

ComBOA!

Projeto de promoção da compostagem nas hortas urbanas de São João e do Texugo, em Almada. Foram construídas infraestruturas de compostagem e oferecidos workshops à comunidade de hortelãos.

Data: 2017
Apoio: Câmara Municipal de Almada
Parceiros: Câmara Municipal de Almada

Re:Costura

O vestuário mais sustentável é aquele que já temos no armário. Mas de vez em quando apetece mudar. O Re:Costura transforma roupa velha em peças exclusivas, graças ao talento de costureiras e designers.

Data: 2016 – presente
Parceiros: Fashion Revolution Portugal, Plataforma FIO