Reparar
Inteiramente dedicado ao tema da reparação, este projeto promoveu diversas atividades: eventos Repair Café, inquérito à população sobre reparação, mapeamento dos reparadores no concelho de Cascais e a criação de um website.
Inteiramente dedicado ao tema da reparação, este projeto promoveu diversas atividades: eventos Repair Café, inquérito à população sobre reparação, mapeamento dos reparadores no concelho de Cascais e a criação de um website.
Projeto de dinamização das práticas de recuperação, reutilização e partilha na freguesia de Ramalde, Porto. Renovação da loja social de Ramalde, mapeamento de competências circulares, reforço do equipamento da oficina multifunções da Critical Concrete, realização de eventos (repair cafés, trocas, oficinas, palestras).
Realização de sessões de capacitação sobre economia circular e aplicação de ferramentas de avaliação da circularidade em microempresas e PME do setor agroalimentar. Elaboração de documentos e manuais do projeto.
Projeto que aposta na capacitação em economia circular como estratégia de integração de refugiados. Desenvolvido por um consórcio de parceiros de 5 países europeus (Portugal, Espanha, Chipre, Grécia e Itália). A CEP implementou módulos de formação em três áreas: cozinha sustentável, moda circular e reparação.
Série de workshops e masterclasses sobre estilos de vida mais sustentáveis, disponíveis através da plataforma de engagement de clientes particulares EDP Comercial. Com os seus parceiros Linked Green, Joy Food Experiences e o Repair Café Lisboa, a CEP desenvolveu 9 workshops online sobre temas como o plástico, o desperdício alimentar, a cosmética natural e a ... Ler mais
Curso pós-laboral com 28h de duração, proporciona uma introdução à economia circular, com foco na transição de modelos de negócio lineares para outros mais circulares. Inclui introdução prática à metodologia de ACV (Análise de Ciclo de Vida). Conteúdos desenvolvidos em parceria com o Técnico+.
Formação em “Gestão sustentável dos recursos” e “Economia Circular na Gestão de Recursos Alimentares”, direcionada para trabalhadores do setor do turismo, hotelaria e restauração.
Estudo sobre sistemas de reutilização de embalagens, com o objetivo de avaliar o seu potencial de expansão e inspirar empresas e decisores políticos. Foram analisados 4 grupos de produtos: recipientes para takeaway de alimentos e bebidas, produtos de limpeza e comércio eletrónico.
Série televisiva em cinco episódios que dá a conhecer as pessoas e iniciativas que trabalham diariamente para construir um futuro mais sustentável em Portugal. Exibida na SIC em Maio e Junho de 2020.
Festival dedicado à alimentação saudável e sustentável e ao futuro do sistema alimentar, composto por sessões de cinema, debates, visitas e workshops.
Análise de políticas públicas e formulação de recomendações para promoção de negócios verdes e circulares por parte de governos da UE na área do Mediterrâneo. Apoio ao processo de consulta pública.
Análise do mercado de reciclagem de resíduos industriais em Portugal; avaliação da implementação da Diretiva-Quadro de Resíduos e o Plano de Ação da Economia Circular.
Investigação sobre o setor da reutilização solidária em Portugal. Criação de website com estudos de casos em Portugal e no estrangeiro, assim como sugestões de medidas de promoção do setor.
Teste e melhoria de ferramentas de avaliação da circularidade no setor agrícola.
Produção de guia com dicas e receitas para uma cozinha sustentável e sem desperdício. Workshops de capacitação para técnicos da autarquia sobre desperdício alimentar e compostagem. Workshops sobre alimentação sustentável para famílias.
Recuperação de um talude no bairro da Bela Flor (freguesia de Campolide), com recurso a técnicas de agrofloresta e envolvimento da comunidade. Realização mensal de workshops teorico-práticos e de “ajudadas” em que o trabalho no terreno se alia ao convívio.
Diagnóstico de circularidade para a empresa de sistemas eletrónicos Controlar S.A. Análise da cadeia de valor, escritório e deslocações, responsabilidade social corporativa e relação com a comunidade, oportunidades de melhoria.
Projeto-piloto de compostagem comunitária na freguesia de Campolide, em Lisboa. Construção e operacionalização de um Centro de Demonstração e Compostagem. Envolvimento das escolas e ações práticas de sensibilização.
Implementação do “Pólo de Economia Circular de Campo de Ourique – PECCO”, espaço que alberga uma biblioteca de ferramentas, mini-oficina e bolsa de vestuário usado. Apoio à conceção e gestão do projeto, organização de eventos.
Implementação de um centro de demonstração e compostagem. Capacitação de técnicos e residentes para a compostagem e prevenção do desperdício alimentar. Workshops em contexto escolar.
Sensibilização para a agricultura urbana e consumo local, através de workshops de cultivo de plantas comestíveis em floreiras e de cozinha sem desperdício.
Capacitação e sensibilização para a prevenção do desperdício alimentar e compostagem. Conceção de “kits anti-desperdício”, formação, apoio técnico.
Implementação de estratégias Zero Desperdício durante a escala em Lisboa da regata internacional Volvo Ocean Race (5 dias, 30 mil participantes).
Eletrodoméstico avariado? No Repair Café, voluntários experientes ajudam os participantes a reparar os seus objetos. Assim se combate a cultura do desperdício.
Projeto de dinamização da prática do upcycling na região de Lisboa. Mapeamento de fontes de matérias-primas secundárias e de criadores/upcyclers que as podem utilizar. Ações piloto de intermediação entre fornecedores e utilizadores de desperdícios.
Esta instalação de reciclagem artesanal permite transformar resíduos de plástico em objetos novos, com recurso à impressão 3D. De resíduo a recurso, em 20 minutos! O Plástico Circular já sensibilizou milhares de pessoas para o uso consciente de plástico.
Projeto de promoção da compostagem nas hortas urbanas de São João e do Texugo, em Almada. Foram construídas infraestruturas de compostagem e oferecidos workshops à comunidade de hortelãos.
O vestuário mais sustentável é aquele que já temos no armário. Mas de vez em quando apetece mudar. O Re:Costura transforma roupa velha em peças exclusivas, graças ao talento de costureiras e designers.