Serviços
Inspiramos e capacitamos autarquias, empresas e organizações do terceiro setor para a adoção de estratégias circulares. O nosso objetivo é a criação de soluções com impacto positivo no ambiente e na comunidade. Esta é a nossa gama de serviços:
Sensibilização e capacitação
Para organismos públicos e privados que querem dominar o conceito de economia circular e suas aplicações práticas. Duração, formato e enfoques temáticos variam em função das necessidades do cliente.
Descubra as formações e oficinas desenvolvidas pela CEP
Reutilização e Reparação
A CEP apoia câmaras municipais e juntas de freguesias na prevenção de resíduos através de uma vasta gama de serviços. Melhorias na recolha e gestão de resíduos são fundamentais para promover a circularidade e a sustentabilidade das áreas urbanas. Desenvolvemos projetos em torno da reutilização (por exemplo dos plásticos e dos têxteis, entre outros), da reparação (por exemplo dos EEE – equipamentos elétricos e eletrónicos) e da compostagem, envolvendo as comunidades locais. Somos tanto promotores como consultores ou parceiros em projetos iniciados por outras organizações.
Conheça o projeto Repair Café Lisboa
Consultoria
É essencial monitorizar e acompanhar os indicadores de circularidade a fim de avaliar o desempenho de uma organização ou o sistema de produto-serviço. Não só em termos de utilização de recursos e gestão de resíduos, mas também dos impactos mais amplos sobre o ambiente e as pessoas. Desta forma, as organizações poderão fundamentar os seus contributos no âmbito da economia circular e identificar oportunidades de melhoria.
Conheça os projetos que já ajudámos a implementar
Análises e Políticas Públicas
A CEP pode apoiar entidades públicas e privadas conduzindo análise e investigação em várias áreas (desde o design das embalagens até ao tratamento dos REEE) e identificando boas práticas nacionais e internacionais.
Conheça exemplos do nosso trabalho de investigação e análise
Modelos de negócio circulares
A CEP pode ajudar na formulação de objetivos mensuráveis e estabelecer um plano de ação para atingir um nível de circularidade mais elevado. O objetivo é usar menos recursos, evitar desperdício, manter/criar valor e contribuir para a regeneração ecológica. Isto requer sempre uma abordagem integrada e uma grande diversidade de medidas, desde a conceção dos sistemas de produto-serviço à recuperação de resíduos (ver caixa).
Medidas que as empresas e organizações podem implementar
Design circular: concepção de produtos e serviços que, usando o mínimo de matérias-primas ao longo de seu ciclo de vida, criem o máximo de valor económico e social. Ex: design para durabilidade, reparação e reutilização.
Uso e consumo responsáveis, com pegada ecológica mínima e vida útil máxima do produto.
Logística inversa e sistemas de devolução com o objetivo de recuperar materiais e produtos para reutilização, reparação, refabricação ou outras formas de valorização.
Tratamento de fim de vida: reciclagem de qualidade para criar matérias-primas secundárias que possam ser usadas na fabricação de novos produtos.