Visão e missão

A CEP promove a transição para uma economia circular em Portugal, desenvolvendo ações de capacitação e projetos nas áreas da reutilização e da reparação. Ajudamos a concretizar uma sociedade sem desperdício, com recurso à inovação social e à ação colaborativa. Traduzimos os princípios da economia circular em soluções concretas, com o objetivo de criar valor para a sociedade e o meio ambiente.

Ambicionamos fazer da CEP um pólo dinâmico de promoção da economia circular, apoiando e inspirando a comunidade empresarial, instâncias governativas e sociedade civil em Portugal. Esperamos dar contributos palpáveis para a transição:

  • do desperdício à valorização
  • do fóssil ao renovável
  • da obsolescência programada ao ecodesign
  • do aterro/incineração à reutilização
  • da exclusão à partilha
  • do mercado global ao local
  • da monocultura à (bio)diversidade
  • da teoria à ação!

Acreditamos que só o pensamento sistémico pode desencadear uma mudança de paradigma

Equipa

A CEP é formada por uma equipa interdisciplinar de profissionais com paixão pela economia circular e experiência na gestão de projetos.

Especialidades
Princípios e modelos de negócio circulares, Reparação, Economia da partilha, Formação e educação.

Licenciada em Serviço Social e Mestre em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade, começou o seu percurso como voluntária no Repair Café Lisboa – atividade que ainda mantém. Trabalhou em várias ONGs, sendo a junção da economia circular e a promoção de impacto social a base dos projetos comunitários que desenvolve na CEP. É também responsável pelas componentes de educação e formação.

Especialidades
Política/legislação Europeia, Gestão Ambiental, Avaliação de circularidade, Reciclagem, Plástico, Resíduos eletrónicos, Sistema alimentar sustentável

Após um Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Wageningen, trabalhou como legisladora para o Ministério do Ambiente da Holanda, desenvolvendo políticas de economia circular. Em 2016 decidiu trocar a Holanda por Portugal com a missão de divulgar o conceito de economia circular, implementar estratégias circulares na prática e criar impacto positivo.

Especialidades
Economia social e solidária, Reutilização, Comunicação

Licenciada em Comunicação Social, trabalhou como produtora de conteúdos para televisão, rádio e podcast, realizou documentários e escreveu argumentos de ficção. Desde 2015 tem explorado as áreas da economia social e solidária e da economia circular, tendo concluído um mestrado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos.

Especialidades
Gestão, Desenvolvimento de Negócio, Desenvolvimento de Parcerias, Financiamento, Setor da Reparação.

Com licenciatura e mestrado em Gestão e experiência em desenvolvimento de negócio e empreendedorismo, Luísa encontrou o seu propósito na economia de impacto e quer desempenhar um papel na transição para uma economia mais circular e um futuro mais sustentável.

Colaboradores

Catarina Leitão | Presidente da Mesa da AG

Rafael Calado | Repair Café

Conselho consultivo

Cristina Rocha | LNEG

Artur Patuleia | E3G

António Lorena | 3Drivers

Contribuir

A CEP é uma rede de profissionais experientes que partilham a mesma visão para uma economia circular e inclusiva. Trabalhando juntos enquanto coletivo multidisciplinar, podemos alcançar mais impacto. Se estiver interessado em juntar-se à nossa rede, e de vez em quando também contribuir como voluntário, preencha este formulário.

Procuramos profissionais com pelo menos 5 anos de experiência na área da sustentabilidade (sobretudo engenheiros ambientais). Não conseguimos responder pessoalmente a todas as submissões, mas guardaremos os seus dados e entraremos em contacto no caso de surgirem oportunidades de colaboração.

Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados, o utilizador deste formulário tem o direito de alterar ou suprimir os seus dados a qualquer momento. Para tal, entre em contacto

0
Anos de atividade
0
Projectos
0 +
Apresentações e formações

Apoiar

Quanto mais apoios tivermos, mais longe podemos ir na transição para uma economia circular em Portugal! Se quer apoiar a nossa missão, pode:

• fazer um donativo
• tornar-se membro da CEP (quota anual 20 EUR)
• Aderir à CEP enquanto empresa ou organização (quota variável, por favor entre em contacto.

Relatórios de atividade