Artigos

Legislativas 2022 e Economia Circular

Sem políticas bem desenhadas, a economia circular não pode progredir. Com as eleições legislativas a aproximarem-se, achámos que este era o momento de olhar para os programas dos partidos e perceber, em matéria de economia circular, qual a visão e a abordagem de cada um.

ler mais

O guarda-roupa e o caixote do lixo: inquérito sobre a Responsabilidade Alargada do Produtor no setor têxtil

A lei portuguesa prevê a instauração, até final de 2024, de um sistema de responsabilidade alargada do produtor para o têxtil. O objetivo é evitar os milhares de toneladas de roupa usada que anualmente acabam no lixo indiferenciado. Caberá aos fabricantes a responsabilidade pelos impactos dos têxteis uma vez atingido o seu “final de vida”. O que significa isto na prática?

ler mais

Taxar a poluição, não as pessoas

O uso de combustíveis fósseis é uma das principais causas das emissões de gases com efeito de estufa. Apesar disto, o mercado continua a receber sinais que encorajam o seu consumo e atrasam o processo de transição energética.

ler mais

Ação climática e emprego: como promover uma transição justa

Estamos prestes a entrar na década em que tudo mudará para a Humanidade. Nestes 10 anos vamos operar uma mudança de rumo, abandonando um modelo económico alicerçado na energia fóssil barata e no consumismo gerador de resíduos e poluição, e realinhando o nosso modo de vida com os limites do Planeta. Se não formos capazes de mudar, e na medida em que não formos capazes de mudar, a Terra responderá aos desequilíbrios que lhe estamos a inflingir e ditará as novas regras do jogo.

ler mais

Dietas saudáveis para um mundo saudável

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se a 16 de outubro e, este ano, tem como tema “Dietas Saudáveis ​​para um Mundo Fome Zero”. Assim sendo, na ementa deste mês, vamos ter uma refeição confecionada com alimentos desperdiçados, no evento Disco Soup. Perguntam vocês: como é que isto pode ser saudável? Bem, o Dia Mundial da Alimentação não visa apenas combater a fome, mas também nutrir as pessoas, enquanto cuida do planeta.

ler mais

Economia Circular: a melhor aliada da descarbonização

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 esteve em consulta pública até final de Fevereiro. A CEP analisou-o e submeteu o seu parecer. Partilhamos agora uma síntese dessa reflexão, tentando revelar a relação forte, mas nem sempre evidenciada, entre economia circular e descarbonização.

ler mais

Lisboa, 2030: a vida numa cidade circular

A Economia Circular e a ideia de “fechar os ciclos” podem parecer conceitos abstratos. Mas a realidade é que já existem muitas iniciativas circulares por aí, provando que a economia circular está a acontecer (e não vai fazer marcha atrás). Para agarrar bem o conceito, perceber toda a sua força, propomo-nos neste artigo responder à seguinte questão: como será a Lisboa de 2030, quando as ideias circulares promovidas pela CEP e por muitos outros já tiverem tido tempo de se entranhar na cidade? Vamos fechar os olhos e imaginar…

ler mais

Co-habitação: novos modelos de alojamento para a cidade verde e inclusiva

A co-habitação (co-housing no mundo anglo-saxónico, habitat participatif no espaço francófono) constitui um modelo alternativo de alojamento em que a partilha e a participação são valores centrais. Os anos 2000 conheceram um crescimento deste tipo de projetos na Europa, num espírito de idealismo, ecologia e reapropriação da cidade.

ler mais

Não é Lixo, é Vida

A compostagem de resíduos orgânicos representa uma alavanca fundamental para a transição ecológica, com benefícios económicos e ambientais de peso. Algumas cidades europeias, como é o caso de Milão, estão a demonstrá-lo. Lisboa ainda está tem um longo caminho a percorrer nesta matéria, mas as atenções começam a despertar para o enorme potencial da compostagem.

ler mais

O meu “Plastic Free July”

No mês passado decorreu o desafio PLASTIC FREE JULY (Julho sem plástico). Esta iniciativa, anual e internacional, pretende sensibilizar as pessoas para o problema da poluição nos oceanos, desafiando-as a alterar os seus hábitos de consumo através da redução do uso do plástico, principalmente o descartável.

ler mais

O espírito Re:Costura

A oficina de upcycling Re:Costura decorreu sábado dia 11 de Fevereiro, numa iniciativa da Fashion Revolution, FIO e Circular Economy Portugal.

ler mais

Desperdício Alimentar e Economia Circular: como dar a volta ao lixo delicioso

Deitar fora comida deixa-nos a todos com uma indigestão de culpa, principalmente quando ressoa na nossa memória a frase “tanta gente a passar fome e tu não comes o que está no prato!”. Para apaziguar o estômago e a consciência, preparamos um chá de boas intenções futuras, mas assim que o caixote do lixo se fecha, dissipam-se os vapores deste problema…

ler mais