zero-waste-69-1

Report Network-Wide Gathering 2024 | Zero Waste Europe

Objetivo do Evento

O Encontro Anual da Zero Waste Europe (Network-Wide Gathering) ocorreu de 16 a 19 de abril em Gent, na Bélgica. Esta foi uma ótima oportunidade para a CEP conhecer melhor os parceiros desta rede, trocar experiências e saber mais sobre o trabalho que a própria ZWE desenvolve junto dos organismos europeus e com a rede. Este Encontro contou com vários momentos de aprendizagem e partilha entre os membros de mais de 20 países europeus, visitas inspiradoras a projetos com o objetivo de promover o zero desperdício e vários momentos informais de networking entre os membros. 

Da nossa parte, podemos partilhar as atividades e projetos que estamos a desenvolver em Portugal, dando destaque ao Repair Café Lisboa; às ações realizadas no âmbito do CascaisSmart Pole e ao projeto europeu “Circular Way to Inclusion”.  

Highlights

Tivemos vários momentos interessantes e inspiradores durante o Encontro, mas gostaríamos de destacar a partilha do projeto New Period: uma iniciativa da ONG catalã Rezero sobre produtos menstruais reutilizáveis. O projeto distribui, de forma gratuita, kits de produtos menstruais reutilizáveis a todas as pessoas que menstruam (utilizando a aplicação do sistema nacional de saúde para requisitar esses mesmos produtos) seja nos centros de saúde ou nas farmácias. Esta iniciativa foi tão importante que o Governo Autónomo da Catalunha trabalhou com esta organização para elaborarem o “Plano do Período Catalão” e lançaram várias campanhas de educação e sensibilização sobre o tema, sobretudo dirigido a escolas.

Link para notícia aqui.

Visitas

No âmbito deste encontro foram realizadas duas visitas, das quais destacamos a visita à Wash It, uma empresa dedicada à gestão e lavagem de copos reutilizáveis para eventos, como por exemplo, festivais de verão. Esta empresa surgiu após o município de Gent ter proibido a utilização de copos (pratos e talheres) descartáveis devido ao impacte ambiental que tinham e aos custos de limpeza que o município tinha de suportar cada vez que ocorria um grande evento na cidade. Esta iniciativa permite que em toda a região da Flandres os grandes eventos possam solicitar estes copos, ou seja, não os têm de comprar porque a empresa trata do inventário, transporte e higienização dos mesmos. Esta medida não só faz com que não se produzam este tipo de resíduos, como também traduz-se numa poupança de 8% nos custos com a  limpeza urbana. Até à data, a taxa de retorno dos copos tem rondado os 93%! 

Referências

Outra partilha muito interessante foi feita pela associação búlgara, Za Zemiata. Esta organização esteve 8 anos a lutar na justiça contra a construção de uma incineradora em Sofia (capital do país). A incineração não é uma solução para os problemas dos resíduos uma vez que estamos literalmente a queimar recursos preciosos e que ainda podem ter outras “vidas”. Esta história mostra-nos como é possível utilizar meios legais para alcançarmos o futuro que tanto desejamos. Link para press release aqui.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados